Monte sua Máquina
Home > PLANTIO DIRETO

PLANTIO DIRETO

Conceito

COMPROMETIMENTO COM NOSSOS CLIENTES.

Plantio Direto (PD) não é simplesmente plantar sem arar ou preparar o solo, o PD deve ser considerado como um sistema de produção e exploração agropecuário que envolve movimentação do solo exclusivamente na linha de semeadura, para a preparação da “cama da semente” e cobertura vegetal permanente na superfície do solo através de um programa de rotação de culturas agronomicamente e economicamente viável.

Vantagens

O Sistema Plantio Direto (SPD) traz uma série de vantagens e benefícios ao meio rural e também à sociedade como um todo. Ao reduzir o intenso preparo de solo e manter uma densa camada de palha na superfície do solo, o sistema proporciona uma série de vantagens, dentre as quais se destacam:

• Diminuição do uso de combustíveis fósseis;
• Economia de tempo e mão-de-obra;
• Redução dos custos de produção;
• Incremento dos teores de Matéria Orgânica no solo;
• Aumento dos rendimentos ao longo do tempo;
• Melhoramento da estrutura física do solo;
• Redução da erosão do solo;
• Redução das emissões de CO2 para a superfície, colaborando para diminuição do efeito estufa.

Benefícios

A eliminação do preparo do solo gera uma economia de até 70% no consumo de combustíveis e consequente redução na emissão de GEE. O SPD praticamente elimina a erosão do solo evitando a poluição das águas e o assoreamento dos mananciais. O acúmulo de palha na superfície do solo resulta em aumento do teor de matéria orgânica do solo e consequentemente aumento do teor de carbono no solo, ou seja, ocorre o sequestro de carbono, que atualmente está sendo avaliado pela comunidade científica mundial e já é tido como um importante fator de contribuição para a redução do efeito estufa.

SELO VERDE

O SPD é reconhecido pela FAO como um dos melhores sistemas de produção para solos tropicais e o classifica como agricultura conservacionista.
O movimento nacional em prol da agricultura conservacionista está mobilizado para a criação de um “selo verde” e busca a certificação das áreas com SPD, visando a remuneração dos produtores rurais, usuários do sistema, pelos serviços ambientais gerados nas suas propriedades.